-
- Sobre
- Programação
- Palestrantes
- Parceiros
- Dicas e lembretes
- Contato WooCommerce not Found
- Newsletter
Agenda prioritária da geração centralizada fotovoltaica
Uma verdadeira imersão regulatória colocará em pauta o enfrentamento aos principais desafios das grandes usinas solares fotovoltaicas. Conheça as visões estratégicas de algumas das principais autoridades do setor e entenda insights dos temas mais quentes da atualidade. Como avançam as tratativas relacionadas ao constrained-off, pedidos de outorga, alterações de características técnicas ou de cronograma, leilão de margem de escoamento e muito mais.
Introdução e moderação
Atualmente é managing Director da Sunco Capital para a América Latina.
Possui mais de 24 anos de atuação no setor elétrico Brasileiro e latino americano, tendo atuado nas áreas de desenvolvimento de negócios focado em energias renováveis, regulação e comercialização.
É engenheiro mecânico formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e pós-graduado em Finanças Corporativas e de Mercado pelo IBMEC.
Vice-Presidente do Conselho de Administração ABSOLAR
Leilão de margem de escoamento
José Guilherme de Lara Resende, atual Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, é PhD em economia pela University of Chicago (2005),mestre em Economia Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1998), e bacharel em economia pela Universidade de Brasília (1995). É professor de carreira do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) desde 2006, tendo sido coordenador de pós-graduação stricto-sensu da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no período de setembro 2020 a junho de 2022, e também coordenador do curso de graduação no Departamento de Economia da UnB, onde usualmente ministra disciplinas de Microeconomia na graduação e pós-graduação. Adicionalmente, já foi responsável também por ministrar disciplinas de matemática, estatística, finanças, macroeconomia, história econômica e regulação econômica, não apenas nos ambientes de graduação e pós-graduação da UnB, mas também para agentes de outros setores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Fiocruz, dentre outros. Sua área de pesquisa em economia inclui desenho de mecanismo, teoria de leilões e desenho de mercado.
Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME
Constrained-off
Mestre em Direito de Energia e Tecnologia Limpa pela Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA, e possui vinte anos de atuação no Setor Elétrico, tendo, nesse período, ocupado cargos públicos relevantes, como o de Procurador Federal (2002 – 2004) e de Diretor (2009 – 2013) na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL –, bem como o de Procurador do Distrito Federal (2005 – presente data).
Sócia do escritório Julião Coelho Advocacia
Leilão de margem de escoamento
Natália Addas Porto é Matemática, Ph.D em planejamento de sistemas energéticos e especialista em fontes renováveis, créditos de carbono, precificação e comercialização de energia elétrica. Foi Assessora da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL de 2015 a 2018, e Planejadora de Energia da Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL Energia de 2018 a 2019.
Sócia da Rege Consultoria
Visão do gerador
Francisco Carlos da Silva Junior é Economista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Francisco possui 17 anos de experiência no setor elétrico, mais especificamente nas áreas Regulatória, Estudos Energéticos e de Análise de Riscos; já tendo passado por grandes empresas geradoras e comercializadoras tais como Duke Energy, Brookfield Energia, Serveng Energia e Atiaia Renováveis; além de ter atuado como Assessor Técnico/Regulatório da ABEEólica e como Diretor na Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia.
Head Regulatório da EDP Renováveis
Coffee break
Derrubando as barreiras: como preparar o seu negócio para a aproximação entre o ACL e o ACR
Seguindo tendência já experimentada por outros países, o setor elétrico brasileiro caminha para a abertura total do mercado, permitindo que consumidores de todos os segmentos e portes possam escolher de quem comprar energia elétrica.
Compreenda as singularidades dos ambientes de contratação de energia regulado e livre, descubra quais são os detalhes capazes de fazer a diferença no seu negócio e nos negócios dos seus clientes.
Esteja preparado para quando as oportunidades surgirem.
Introdução e moderação
Carlos Dornellas hoje ocupa a posição de Diretor Técnico e Regulatório da ABSOLAR, tendo antes ocupado posições de liderança em empresas como CCEE, Diferencial Energia, Duke Energy e CEPEL-Eletrobras, ao longo de mais de 25 anos de experiência. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica, MBA e Pós-MBA em Gestão Empresarial. Professor de Assuntos Regulatórios e Comercialização no Mackenzie-Câmara Brasil Alemanha. Atua como Secretário no Comitê Mercados e Regulação do Cigre.
Diretor Técnico e Regulatório da ABSOLAR
As alternativas e as melhores decisões em gestão da energia
Engenheiro Eletricista – Modalidade Eletrotécnica, Escola de Engenharia Mauá.
Tem mais de 30 anos de experiencia no mercado de energia, tendo trabalhado em empresas distribuidoras e geradoras de energia.
Atualmente é o principal executivo da Replace Consultoria, com expertise no assessoramento das empresas na formulação da política de suprimento de energia, contratação de energia e gerenciamento de riscos.
Conta também com experiência em temas regulatórios, contribuindo regularmente nos processos de construção da regulação do mercado brasileiro de energia.
Diretor da Replace Consultoria
Convivência entre os ambientes regulado e livre
Conta com mais de 20 anos de experiência em Regulatório, Gestão Estratégica de Operações, Riscos e Oportunidades, atuando em cargos executivos do setor de energia em empresas como Braskem e Odebrecht Energia. Está há mais de seis anos no Grupo Comerc Energia e hoje atua como diretora de assuntos regulatórios e institucionais do grupo. É engenheira química e advogada, mestre em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Produtos Financeiros e Gestão de Risco e MBA em Gestão Executiva.
Diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Comerc Energia
Aspectos legais, societários e tributários
Possui mais de 20 anos de atuação no setor de energia.
Concentra sua prática em energia e infraestrutura, atuando em assuntos regulatórios relacionados ao setor. Possui ampla experiência em Contratos de Compra de Energia no ACR e ACL, bem como em contencioso judicial e arbitral envolvendo Geradoras, Comercializadoras, Distribuidoras, Transmissoras, Consumidores Livres, Órgão Regulador e Poder Concedente.
Iniciou sua carreira no setor elétrico em 2002 na Elektro Distribuidora de Energia (ELEKTRO) e por quase 10 anos atuou na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, na qual ocupou o cargo de Gerente de Regulamentação Legal.
É sócio do Lefosse Advogados. Coordenador da Comissão de Regulação do Instituto Brasileiro do Direto da Energia – IBDE. Professor do Canal Solar e da Megawhat. Autor de artigos no setor e palestrante.
Sócio do Lefosse Advogados
Case de autoprodução
Rodrigo Senne dos Santos começou sua carreira na Petros – Fundação Petrobras de Seguridade Social tendo atuado também na Endesa Geração e com passagens pela IHSCERA – Cambridge ENERGY Research Associates e Niko Resources.
Atuou como Diretor de GNL para a Toshiba na América Latina e desde 2018 atua na J&F exercendo o cargo de Diretor de Novos Negócios e Gás Natural da Âmbar Energía. Rodrigo é formado em administração pública pela EAESP-FGV com MBA em Finanças pelo IBMEC.
Âmbar
Almoço
Custos e benefícios da solar fotovoltaica
A energia elétrica gerada por sistemas fotovoltaicos, quer sejam grandes usinas ou pequenas e médias instalações conectadas à rede de distribuição, entregam diversos benefícios para o sistema elétrico. Sem que sejam explicitamente valorados, muitos destes benefícios são percebidos no preço da energia elétrica de todos os consumidores, mesmo para quem não faz uso direto desta energia limpa, competitiva e abundante.
Este painel apresentará o estado da arte relacionado à Lei nº 14.300/2022 e a valoração dos benefícios da geração própria de energia solar, incluindo seus reflexos para o mercado livre de energia.
Introdução e moderação
Dr. Rodrigo Lopes Sauaia é cofundador e presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil. É cofundador e membro do conselho diretivo do Global Solar Council (GSC), entidade formada pelas principais associações regionais e nacionais do setor solar fotovoltaico e que representa o setor em âmbito internacional.
Possui doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com colaboração internacional no Fraunhofer Institut für Solare Energiesysteme (Fraunhofer ISE, Alemanha), mestrado em Energias Renováveis na Loughborough University (Reino Unido), com colaboração internacional no ETH Zürich (Suíça), e bacharelado e licenciatura em Química na Universidade de São Paulo (Brasil).
CEO da ABSOLAR
Benefícios energéticos sistêmicos decorrentes da geração distribuída
Nos últimos anos, dedicou-se a temas relevantes para o Setor Elétrico, incluindo o dimensionamento da Conta COVID, a alocação de riscos para as usinas eólicas e solares nos Leilões regulados, o planejamento estratégico de comercializadoras de energia, a precificação de riscos com o PLD Horário, a quantificação dos custos e benefícios da geração distribuída, e o desenvolvimento de metodologias e algoritmos para projeção de tarifas.
Possui ampla experiência executiva como Diretor de Regulação, Comercialização e Planejamento Energético na EDP Energias do Brasil (geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica).
Engenheiro eletricista, com honras, pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), com Doutorado Direto, além de pesquisador na UNICAMP, Fulbright Visiting Scholar na Cornell University, e formações incluindo Insper, Fundação Dom Cabral, IESE Business School, Amana Key, imersão no Vale do Silício e o Leadership Vanguard Program da xynteo (Índia, Mianmar, Singapura, Inglaterra e Noruega) e Design Thinking no MIT.
Professor em cursos de pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas Inteligentes na USP e na FIA.
Diretor da Volt Robotics
Regulamentação da Lei nº 14.300/2022
Engenheiro eletricista e mestre em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pós-graduado em economia pela London School of Economics e douturando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 15 anos de experiência no setor elétrico, tendo atuados em cargos na área de regulação e planejamento de empresas como Duke Energy, National Grid e Renova Energia, além de ter gerido mais de uma dezena de projetos estratégicos nas principais empresas de energia do Brasil em sua passagem pela Roland Berger Strategy Consultants. É sócio-diretor da Sun Mobi desde 2016.
Sócio-Diretor da Sun Mobi
Influência da GD na formação do PLD
Com formação em engenharia elétrica e experiência de mais de 35 anos no setor elétrico, Rui Altieri é presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Antes de assumir o cargo na instituição, atuou na Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel como superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado e superintendente de Regulação dos Serviços de Geração.
Altieri também desempenhou diversos cargos de gestão por mais de 20 anos na Celpa, estando a frente da regional de Tucuruí e do departamento de Operação do Sistema Elétrico.
Presidente do Conselho de Administração da CCEE
Diretrizes do CNPE/MME para o cálculo dos benefícios líquidos da GD
.
Coffee break
Inserção de tecnologia de armazenamento de energia elétrica no Brasil
Os recursos de armazenamento de energia elétrica, em suas variadas formas, possuem diversas aplicações e são capazes de prestar múltiplos serviços para o setor elétrico. A demanda por esse tipo de tecnologia deve aumentar nos próximos anos, especialmente com a maior inserção de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica. No entanto, barreiras regulatórias, tributárias e a ausência de correta monetização dos benefícios e serviços ainda dificultam o desenvolvimento da tecnologia no Brasil.
Entenda o que é necessário para que o armazenamento de energia elétrica cresça no País, conheça oportunidades e tendências desse mercado.
Introdução e moderação
Diretor-sócio da NewCharge Projetos, empresa focada na implementação de soluções de armazenamento de energia elétrica e geração fotovoltaica, sediada em São Paulo.
Markus tem uma longa história no setor fotovoltaico. Foi diretor da Q-Cells na Alemanha e diretor comercial da Yinli Green Energy do Brasil e Co-fundador diretor comercial da Faro Energy no Brasil.
Conselheiro da ABSOLAR
Aspectos tributários
André é sócio fundador do Edelstein Advogados, escritório especializado em Direito da Energia e reconhecido como referência no setor pela Chambers & Partners, The Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia.
Atua no setor de energia desde 2001, com destaque para o assessoramento jurídico-regulatório e tributário a empreendedores de geração renovável.
É Graduado e Pós-Graduado pela PUC-SP, com Executive MBA pelo IE Business School em Madri. Atua também como árbitro em disputas envolvendo agentes do setor de energia, integrando as listas de árbitros da Câmara de Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (“FGV”) e da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (“Camarb”), entre outras.
Sócio Fundador do Edelstein Advogados
Sistemas Isolados / Solar off-grid
Engenheiro Eletricista pela UFMG, com MBA e formação de conselheiros pela FDC. Com sólida experiência em projetos inovadores nas áreas de tecnologia e infraestrutura em organizações nacionais e multinacionais.
VP Negócios, Marketing & Inovação da Unicoba
Implantação do BESS Registro – o maior sistema de armazenamento no Brasil
Amplo conhecimento regulatório, técnico e institucional no Setor Elétrico, engenheiro de formação com ênfase em Energia Nuclear e Sistemas Elétricos de Potência; é Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do ABC.
Alino pequisa e desenvolve atividades relacionadas à engenharia como a modelagem técnica, econômica e financeira de sistemas de geração renováveis (solar fotovoltaico, eólico e biocombustíveis), transmissão, distribuição e armazenamento de energia elétrica.
Tem sólido conhecimento nos mercados regulado (Interligado e Isolado) e livre de energia elétrica.
Gerente de Assuntos Estratégicos e Regulatórios da You.On Energia
Indústria nacional e tecnologia
Graduado em Engenharia Elétrica, com extensão universitária em áreas de administração, gerência de projetos, vendas e marketing.
Tem passagens pelas empresas Villares, Avibrás, Nestlé e ABB ocupando cargos técnicos e comerciais.
Atua na WEG desde 1999 e há 12 anos ocupa o cargo de Especialista em “Relações Institucionais e Governamentais” do Grupo WEG, sendo representante corporativo da empresa em Fóruns, Câmaras e Conselhos em Entidades de Classe.
Relações Institucionais e Governamentais da WEG
Leilão de reserva de capacidade
.
Desenvolvedora de Negócios de Hidrogênio Verde e Sistemas de Armazenamento de Energia no Brasil da Enel Green Power
Encerramento
Perspectivas para Financiamento de Sistemas Solares FV
Linhas de financiamento competitivas, capazes de abranger os diversos setores da economia e os diferentes perfis de consumidores tornam-se cada vez mais relevantes.
Neste painel nossos convidados mostrarão como são estruturados os principais negócios do setor solar fotovoltaico e a importância do financiamento em toda a cadeia de valor.
Introdução e moderação
.
Coordenador do Grupo de Trabalho de Financiamento da ABSOLAR
Papel do BNDES para o Financiamento da GCFV
Guilherme é Gerente de Estudos Setoriais de Energia Elétrica na Área de Energia do BNDES. No banco já atuou como engenheiro do Departamento de Cadeias Industriais e Fornecedores, onde participou do projeto e implementação das políticas de incentivo às indústrias de energia eólica e solar no Brasil. Foi Analista de Pesquisa Energética da EPE, onde trabalhou em estudos de energias renováveis, com foco em energia eólica, solar e biomassa; e no desenvolvimento de modelos integrados de otimização de recursos para os estudos de expansão da Matriz Energética Brasileira. É graduado em Engenharia Elétrica, com extensão em Planejamento Energético e pós-graduado em Finanças.
Gerente de Estudos Setoriais de Energia Elétrica na Área de Energia do BNDES
Linhas de financiamento e projetos e investimentos junto ao poder público
Gerente na São Paulo Parcerias S.A., onde lidera a estruturação de concessões e PPPs no Município de São Paulo, incluindo os projetos de geração distribuída municipais.
Advogada, com sólida experiência em licitações e contratações públicas, projetos de concessões e PPPs e projetos urbanos. Mestra em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo.
Gerente na São Paulo Parcerias
A confirmar
Atualmente é responsável por desenvolver e liderar a operação comercial, garantindo a eficiência da área de vendas. Formado em Administração, ele gerencia a operação de vendas, garantindo a jornada de experiência dos parceiros de negócios. Tem como principal desafio levar todo conhecimento e diferenciais da linha de crédito BV como solução para instalação do sistema fotovoltaico.
Thiago é um gestor comercial com mais de 10 anos de experiência, atuando e liderando frentes em diferentes modelos de negócios. Antes de ingressar no Meu Financiamento Solar BV, Thiago gerenciou equipes comerciais na Cielo e também na UOL.
Gerente Comercial do Meu Financiamento Solar
A confirmar
.
Diretor do Banco Genyx
Financiamentos que geram sustentabilidade para as empresas paulistas
.
CEO da Desenvolve SP
Coffee break
Como a Certificação pode impulsionar seus negócios?
Em um mercado com mais de 25 mil empresas, um dos grandes desafios é a diferenciação da sua concorrência, para conquistar o cliente e fechar negócio.
No Programa de Certificação Voluntária Qualidade ABSOLAR, empresas são avaliadas por entidades independentes e conquistam um selo que proporciona maior confiança e solidez para sua marca.
Neste painel, conheça a visão e relevância dessa certificação para bancos, seguradoras e outros players do setor e um case de sucesso pioneiro.
Introdução e moderação
Carreira construída no segmento de avaliação da conformidade e gestão, com 25 anos de experiência em regulamentos e normas, incluindo operações de certificação, passando por empresas como Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Instituto Falcão Bauer da Qualidade, além de 8 anos como gerente técnica da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade – ABRAC.
Na ABSOLAR, coordena as ações de operacionalização do Programa Certificação Voluntária Qualidade ABSOLAR.
Analista de Certificação da ABSOLAR
Comprovação de qualidade X risco
.
Vice-Presidente de Financiamento da Solfácil
Avaliação da Conformidade
.
Assessor da Superintendência da ABRAC
Organismos e Processos
.
GIZ
Democratizar para acelerar
Empresário especialista em marketing e vendas B2B no mercado de tecnologia, com ênfase em sistemas ERP e Cloud Computing.
Diretor Comercial da Genyx
Desafios da gestão das empresas nas contratações e retenção de talentos/Investimentos em treinamentos e qualificação de profissionais
.
Diretor Comercial da RH Renováveis
Tema
.
Cargo
Almoço
Hidrogênio Verde, modelos de negócio, viabilidade econômica e aplicações
Atualmente, o hidrogênio verde (H2V) é uma das mais promissoras tendências mundiais para solucionar desafios relacionados à descarbonização.
Sua produção requer grandes quantidades de energia elétrica de fontes renováveis.
Neste painel conheça: o papel e as oportunidades para a fonte fotovoltaica no Brasil, a partir de casos reais; tecnologias de eletrólise da água; as aplicações do H2V; modelos de negócio promissores para o país; e as perspectivas quanto à viabilidade econômica.
Introdução e moderação
Especialista em análise de viabilidade econômica, estruturação de financiamento e na compra e venda de projetos e ativos de energia renovável no Brasil.
Cofundador e coordenador da Força-Tarefa de Hidrogênio Verde da ABSOLAR, professor visitante da FGV, no MBA do Setor Elétrico, e autor do livro “Análise de Investimento em Projetos de Energia Solar Fotovoltaica” (2021).
Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Mestre em Agroenergia pela FGV-EESP.
Coordenador da Força-Tarefa de Hidrogênio Verde da ABSOLAR
Caso prático: Porto Pecém H2V 100% Fonte Solar FV
Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Mestre em Administração e Gestão Empresarial pela Universidade de Fortaleza e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, com atuação em posições executivas e com expressivos resultados nas áreas de O&M de empreendimentos de geração de energia, gestão de projetos e gestão de programa de pesquisa e desenvolvimento – P&D ANEEL.
Sólida experiência em gestão, liderança e desenvolvimento de equipes, sistemas elétricos de potência, geração termelétrica de energia, procedimentos de rede (ONS), legislação do setor elétrico (ANEEL), Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, inovação, análise de performance de processos, gerenciamento de projetos e manutenção em sistemas elétricos/I&C, atuando em situações de alta complexidade que requerem pensamento estratégico, visão operacional e capacidade de tomada de decisão.
Atualmente é Gestor Executivo na EDP, sendo responsável pela gestão da equipe de Operação (Pré-operação, Tempo Real e Pós-operação) e Utilidades de usina termelétrica à carvão com 720 MW de capacidade instalada, Gestor do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D de todas as plantas de geração (1 termelétrica e 6 hidrelétricas) da EDP Brasil e Gerente do Projeto Pecém H2V: Desenvolvimento de Roadmap e Projeto Piloto de Hidrogênio Verde na UTE Pecém, sendo esse o 1º do Brasil em escala de MW.
Gestor Executivo na EDP
Posicionando o Brasil na economia global sustentável do Hidrogênio
Atualmente João lidera a Plataforma para Tecnologias Climáticas da McKinsey na América Latina. Sua experiência recente inclui múltiplos projetos em energia renovável, hidrogênio verde, materiais sustentáveis e outros em energia e materiais, em temas ligados a estratégia, transformações e construção de negócios sustentáveis.
Sócio da McKinsey & Co
Benchmark de políticas para H2V
Especialista em financiamento de projetos, análise de investimento, M&A e desenvolvimento de negócios no setor de energias renováveis. Tem 11 anos de experiência profissional, tendo participado de vários processos de M&A e leilões de ativos de energias renováveis no Brasil e América Latina, além do desenvolvimento, avaliação e financiamento de diversos projetos Greenfield & Brownfield, principalmente nos setores de bioenergia e energia solar fotovoltaica.
Trabalhou por dois anos na SunEdison S.A. como responsável pelas atividades de M&A, Project Finance, Viabilidade Econômica de projetos solares e eólicos para Brasil, Chile, Uruguai, México, Colômbia, El Salvador e República Dominicana e por quatro anos na ERB – Energias Renováveis do Brasil, como analista da área de Project Finance e Desenvolvimento de Negócios. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Financiamento da ABSOLAR entre 2018 e 2021 e é atualmente a Vice-Coordenadora da Força Tarefa de Hidrogênio Verde da ABSOLAR.
É Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e possui MBA em Negócios do Setor Elétrico pela FGV.
Diretora de Estratégia Financeira da CELA
Eletrolisadores e aplicações
Graduado em Engenharia Química na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Na Thyssenkrupp, Luiz colabora com a ampliação de competências da engenharia nacional, ajudando a formar novos profissionais.
Chefe de Vendas da Thyssenkrupp Uhde Brasil
Coffee break
Energia solar, meio ambiente e sociedade
Ações globais para adaptação às mudanças climáticas trazem maior protagonismo para as energias renováveis, com grande destaque da pauta ESG no mundo.
Quais foram as principais pautas discutidas na COP27 no Egito e como os benefícios associados à fonte solar FV contribuem para o desenvolvimento social e na busca por um planeta mais inclusivo e sustentável.
Introdução e moderação
Engenheiro Civil pela PUC-GO, especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em Geração Hidrelétrica pela PAPUC – Pennsylvania Public Utility Comission, em Geração Eólica pelo Instituto DEWI, em Comercialização de Energia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é aluno da Universidade de Harvard, cursando OPM (Owner/President Management Program).
Possui mais de 22 anos de experiência no setor elétrico nas áreas de geração, transmissão, comercialização e distribuição. Antes de fundar a Pacto Energia, teve passagem pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Além de Fundador CEO do Grupo Pacto Energia, é também membro do conselho da ABSOLAR, Diretor de Energia da FIESP – Federação da Indústrias do Estado de São Paulo e Co-Fundador do Zero Summit.
Conselheiro Fiscal da ABSOLAR
Balanço da COP27 e próximos passos
Formou-se em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, onde fez mestrado em Eficiência Energética e Doutorado em Planejamento Integrado de Recursos Energéticos. É Professor convidado e Pesquisador do grupo de Planejamento Integrado de Recursos na USP.
Foi Gerente de Clima e Energia do Greenpeace Brasil e Especialista Técnico-Regulatório da ABSOLAR.
Gerente de Projetos do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)
O papel da energia solar FV na agenda ESG
Cofundador e diretor da Atlas Renewable Energy do Brasil, desde o estabelecimento dela em 2017. Anteriormente, foi Diretor da Sunedison do Brasil desde o ano 2012. Atlas possui no Brasil um portfólio entre projetos em operacao e construção de mais de 1,5 GW, com clientes tao importantes como Albras, Anglo American, Dow e Unipar Carbocloro.
Luis foi cofundador da ABSOLAR em 2013, sendo vice-presidente e conselheiro em diversos mandatos, incluindo o atual.
É formado em Business Administration na St. Louis University (Missouri, USA), e possui um MBA da University of Houston (Texas, USA).
Diretor da Atlas Renewable Energy
Impacto da energia solar em comunidades remotas
.
Gerente de Marketing e Parcerias do Litro de Luz Brasil
Inclusão de mulheres nas energias renováveis: a Ação Interligadas e os ODS 4, 5 e 7 na transição energética
Fabiana Dias, jornalista e diretora executiva da Mais Argumento, é consultora sênior de comunicação. Atua com projetos multistakeholders, especialmente em temas de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, energias renováveis e diversidade. É consultora da GIZ para a Ação Coletiva Interligadas, entre outros projetos de cooperação internacional.
No tema de diversidade e inclusão, já palestrou sobre a pauta de equidade no setor de energias renováveis em diversos eventos, como Congresso Brasileiro de Mulheres de Energia (CBME), INTERSOLAR South America, Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) e Fórum de Energias Renováveis do Rio Grande do Norte, entre outros.
Consultora da GIZ
Perspectiva social da energia solar
Eduardo Avila é economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em energia e finanças, e passagem no mercado financeiro (Itaú BBA, 2018). Enquanto estudante na UFRJ, foi presidente da Liga de Finanças e Investimentos “Impactus UFRJ” em 2017, e cofundador da Liga de Energia e Tecnologia em 2018.
Voluntário desde 2018, é hoje diretor executivo da Revolusolar, ONG criada em 2015 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda através da energia solar.
Eduardo é membro do Board Of Advisors do BRICS CCI Young Leaders, e foi um dos 5 finalistas da América Latina e Caribe do prêmio global ‘Jovens Campeões da Terra 2020’ do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, com o projeto da Revolusolar de criação da primeira cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil. Outras premiações incluem: Global Energy Heroes 2022 (Universidade de Stanford), 1o Prêmio Habitability 2022 (MRV e Revista Trip), Shell Iniciativa Jovem 2020 (Energia, Smart Cities e Combate à COVID-19), Climate Finance Lab 2020, Artemisia (Lab Habitação: Inovação e Moradia, 2019).
Diretor Executivo da Revolusolar
Tema
.
Cargo